CINEMA



Cine - Premissa

Premissa é a idéia básica de um filme. Não é a descrição breve da história. É uma abstração intelectual, a idéia que unifica a estrutura da história.

O conceito da premissa pode geralmente ser descrito em uma frase.

"(...) premise of King Lear - Blind trust leads to destruction."
"(...) premise of Macbeth - Ambition leads to its own destruction."
(BLACKER, I. The Elements of Screenwriting. New York, MacMillan, 1996. P.6)

"É doída mas inevitável a separação de um grupo muito íntimo de adolescentes, quando termina o colegial" - do roteiro "Adeus Mamãe" (Mirella Martinelli)


exemplo de sinopse
"ADEUS MAMÃE"

Sinopse:

Os últimos anos da ditadura militar são o pano de fundo deste filme intimista, onde o leque de conflitos que se abre, desenha aspectos da realidade brasileira, narrados sob o ponto de vista subjetivo, romântico e aventureiro de cinco adolescentes, amigos inseparáveis se a vida assim o permitisse.

Eles estudam na mesma classe, no 3o ano de colegial. Serge, super engajado no movimento estudantil secundarista, inicia um namoro com Ana e ambos se deparam com o medo da perda da virgindade. Friqui está platonicamente apaixonada por um cantor de rock, e nem nota a paquera de Ursão, que, aos seus 18 anos precisa se alistar no detestado exército. The Wall quer experimentar tudo quanto é droga e, em sua criatividade explosiva, engravida Friqui.

Envoltos numa sensualidade e sensibilidade juvenis, eles desejam que a solidariedade e a liberdade que têm entre eles, se estenda ao mundo. Mas a criação está censurada e a justiça praticamente inexistente. A barra pesada está aí para eles também.
Postado por Mirella às 17:18 0 comentários




Argumento Cinematográfico

Argumento Cinematográfico é a descrição da história do filme.

Escrito no presente do indicativo, na 3a pessoa, uma cena por parágrafo.

Deve ser concreto, específico e visual (o leitor tem que poder visualizar a cena).

Letra: Courrier New, tamanho 12.

Não escrever o diálogo em si – apenas referir-se a ele. (fulano diz que...)

exemplo de argumento cinematográfico (trecho)
HELENA, 47, branca, alta, magra, longos cabelos negros, trajando um vestido decotado meia-estação, fecha a porta do quarto de motel e desce a escada em caracol atrás de TIÃO, 48, branco, alto, forte, que traja camisa social branca e calça azul-marinho. Eles se aproximam do carro de Helena, na pequena garagem. Se abraçam. Helena diz a Tião que se sente muito bem quando estão juntos, mas que lamenta ser tão raro. Tião acaricia os cabelos de Helena e diz que agora vai demorar para se encontrarem de novo, por causa da viagem que a esposa dele inventou. Helena engole seco e pergunta se ele volta só depois do Ano Novo. Tião diz que vai demorar bastante, e conta dos planos de seus filhos e esposa para as longas férias de família. Helena se afasta do abraço, e pega a chave de seu carro na bolsa. Tião levanta o toldo que fecha a garagem, retira a chave de seu carro do bolso, se aproxima de Helena, encostada no carro. Tião dá um beijinho na testa dela e fala para ela se cuidar. Helena, triste, olha para Tião. Ele aperta a bunda dela, a chama de gostosa e se dirige a seu carro. Helena entra no carro dela e dá ré, retirando seu carro da garagem do motel.

Helena toma uma pílula grande e branca. VERA, 49, mulata, meio gordinha, de moletom e camiseta desleixada, está sentada na cama do amplo quarto de paredes pintadas com vivas cores. Observa Helena tomar a medicação e guardar o frasco no fundo armário. Sem olhar para Vera, Helena pede que ela não comente nada com ninguém, que não quer que seus filhos saibam. Vera questiona se Helena está mesmo precisando de anti-depressivo. Helena diz que não estava aguentando mais, que pelo menos quer ver se para de chorar um pouco. Vera puxa o laptop aberto sobre a cama para perto de si e se acomoda diante dele, enquanto Helena coloca três livros e uma pasta em uma sacola. Vera procura um website e comenta assanhada que quer que Helena veja a cara do homem. Helena diz que, pelo que Vera lhe contou, acha o cara uma roubada. Vera abre um site que imediatamente começa a tocar uma música antiga de carnaval, numa regravação instrumental. O centro do site é uma foto com um homem branco, alto, magro e calvo, rodeado de mulheres com roupa mínima de carnaval. As duas amigas olham para a tela do laptop: Vera com deslumbre, Helena com cara de enjôo.